O QUE É ABDOMINOPLASTIA?

A Abdominoplastia é uma cirurgia que é realizada para a retirada de excesso de pele, gordura localizada ou até para recuperar a firmeza dos músculos na região do abdômen. Diferentemente do que muitos pensam, a abdominoplastia não é uma cirurgia realizada para tratamento de obesidade ou simplesmente para emagrecer. Primeiramente que para que ela possa ser realizada, o seu corpo deve estar saudável e relativamente em forma para que nenhum problema maior ocorra durante o procedimento.

 

Normalmente a abdominoplastia é muito procurada por mulheres que já passaram por múltiplas gestações, pessoas com acumulo de gordura na barriga ou pessoas que passaram por uma grande perda de peso e possui acumulo de pele. Todos eles possuem em comum flacidez na pele e diástase dos músculos do abdômen.

COMO FUNCIONA A CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA?

Primeiramente o cirurgião vai avaliar o abdômen do paciente, para localizar os focos de gordura e começar o procedimento. Alguns cortes serão necessários, normalmente apenas duas são realizadas. Ela normalmente dura em torno de uma a três horas e pode ser feita junto a lipoaspiração.

A primeira é realizada na horizontal e se estende ao longo dos quadris levemente curvada para cima, o tamanho do corte varia de acordo com a necessidade do cirurgião, quanto mais pele será necessária retirar, maior o corte.

Já a segunda é feita na vertical, partindo do ponto central do outro corte e seguindo até umbigo, onde os excessos de pele são separados. Aqui se faz um deslocamento subcutâneo mostrando as bordas da musculatura do reto abdominal, nesse momento, esses músculos serão suturados para torna-los mais rígidos. Isso irá proporcionar uma barriga mais plana e uma cintura mais fina, a pele em excesso é retirada e o umbigo é posicionado de volta ao seu lugar. Ao final da cirurgia, drenos de aspiração serão colocados para evitar o acumulo de líquidos no local, normalmente os drenos são retirados de 3 á 7 dias.

Normalmente as cicatrizes da cirurgia ficam a baixo da barriga e são escondidas pelas roupas intimas.

COMO É O PRÉ E O PÓS OPERATÓRIO?

Dias antes do procedimento, todos exames solicitados pelos médicos devem ter sido realizados, além disso, cigarros, bebidas alcoólicas e medicamentos anticoagulantes devem ser suspensos. Deve-se também fazer um jejum absoluto nas 8 horas que antecedem a cirurgia.

Ao voltar da cirurgia lembre-se que todo caminho deve ser facilitado, deixando o menor número possível de obstáculos até o seu local de repouso, também é importante lembrar que o cigarro dificulta o processo de recuperação, então não fume.

Durante um período mínimo de 60 dias, o uso da malha compressora é obrigatório (também conhecida como cinta pós-cirúrgica). Também será necessário evitar esforços físicos, como carregar peso, além de procurar manter-se numa postura levemente curvada durante os primeiros 15 dias. O paciente deve caminhar dentro de casa com apoio de alguém e evitar escadas. Roupas apertadas também serão suspensas até a liberação médica, é muito importante seguir as orientações da fisioterapeuta

COMO EVITAR AS CICATRIZES DA ABDOMINOPLASTIA?

Uma das maiores preocupações do pós operatório são as cicatrizes e para que ela seja bem tratada e pouco aparente é de suma importância seguir as orientações do seu cirurgião e seu fisioterapeuta especialista em pós operatório.

O QUE AS PACIENTES PENSAM SOBRE MEUS TRATAMENTOS

ENTRE EM CONTATO

Quer solicitar uma visita ou tirar mais dúvidas sobre o tratamento da Abdominoplastia? Entre em contato através do formulário abaixo que retornaremos o mais rápido possível para te ajudar.

    Precisamos saber onde você mora para poder te atender da melhor forma possível.: